Notícias » Interior

 

Últimas notícias

  • 10/11 15:04 - Mais de 100 toneladas de lixo são encontradas em penitenciárias de Itamaracá

    Continuar lendo
  • 9/11 21:13 - Mega-Sena especial tem 3 sorteios e prêmio de R$ 55 milhões nesta semana

    Continuar lendo
  • 9/11 21:09 - Campanha contra câncer de próstata do Hospital Português vai atender até 300 homens

    Continuar lendo
  • 9/11 21:08 - Atentado com mulheres-bomba deixa 4 mortos no Camarões

    Continuar lendo
  • 9/11 21:06 - OAB fechará posição sobre apoio ou não ao impeachment no início de dezembro

    Continuar lendo
  • 9/11 21:04 - Relator setorial do Bolsa Família contraria Barros e rejeita corte

    Continuar lendo
  • 9/11 20:59 - UPE começa a divulgar os cartões de inscrição do SSA3

    Continuar lendo
  • 9/11 20:58 - Agência do Trabalho oferece vagas de emprego em Santa Cruz do Capibaribe

    Continuar lendo
  • 9/11 20:57 - Duas mulheres morrem após colisão entre carro e cavalo em Garanhuns

    Continuar lendo
  • 9/11 20:56 - Família diz que menino morreu atropelado por metrô no Recife

    Continuar lendo

Recife anuncia os homenageados do Carnaval 2016

Quarta-feira, 4 de Novembro de 2015 às 20:43

O Clube Carnavalesco Misto Pão Duro, Maestro Forró e o Maracatu Nação Porto Rico receberam nesta quarta-feira (4) o posto maior da folia recifense e são os grandes homenageados do Carnaval 2016. O anúncio foi realizado pelo prefeito Geraldo Julio (PSB). 

 


Os três homenageados são grandes colaboradores para a divulgação e perpetuação da nossa cultura. Além disso, são figuras importantes dentro do contexto do Carnaval do Recife. O Clube Carnavalesco Misto Pão Duro, fundado no bairro do Pina, atualmente sediado em São José, comemora no próximo ano o seu centenário de fundação. Assim como o Maracatu Nação Porto Rico, que é um dos mais antigos ainda em atividade no Recife, tendo já viajado por diversas partes do Brasil e da Europa. Já o Maestro Forró, levou para o Brasil e o Mundo o frevo da capital pernambucana, a potencialidade musical e a irreverência dos moradores da Bomba do Hemetério, na zona norte do Recife. 

O mestre e presidente do Maracatu Nação Porto Rico, Shacon Viana, disse que o sentimento é de vitória. “Passa um filme na cabeça com toda a nossa história, toda a resistência, todo esse legado que vai perpetuar por muitos e muitos anos. Completar 100 anos é muito importante e que venham mil anos e que nossos filhos e netos possam levar esse legado com muito carinho, respeito e dedicação fazendo com que essa história permaneça e fique para sempre". 

A Nação Porto Rico Tem como data oficial de criação o 7 de setembro de 1916, no  Sítio Palmeirinha, município de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco. Já conquistou diversos títulos, entre eles, o octacampeonato do Carnaval de Pernambuco em sua modalidade. À frente da agremiação está a Ialorixá Elda Viana, conhecida por Mãe Elda, a única Rainha viva, e tem como mestre Shacon Viana, filho da rainha. Suas cores são o verde e o vermelho em homenagem ao orixá patrono, Ogum. O maracatu já se apresentou em capitais como Sergipe, São Paulo e Bahia, além de países como Alemanha, Bélgica e Espanha. Já foi campeão quatro vezes do Concurso de Agremiações Carnavalescas do Recife, nos anos de 2001, 2002, 2004 e 2005, além de vice-campeão no Grupo Especial em 2006. Tem um CD gravado em 2003, com o título: “Maracatu Nação Porto Rico: no baque das ondas”.

Francisco Amâncio da Silva, o Maestro Forró, da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, disse que além de agradecido  se sente com uma grande responsabilidade. “Sobretudo ao lado de duas agremiações tão importantes para o nosso Carnaval, que é o Clube Carnavalesco Pão Duro e o Maracatu Nação Porto Rico. Tenho certeza de que no que depender dos grandes foliões, que é quem faz o nosso Carnaval, e no que depender da gente, os homenageados, e dos outros artistas recifenses e pernambucanos, o Carnaval do Recife vai bombar", disse. 

Para o presidente do Clube Pão Duro, José Levino Xavier, esse Carnaval vai ser ainda mais especial. "Estou feliz demais com a homenagem, nunca recebi uma homenagem assim. Éramos sete irmãos, Deus levou seis, ficou eu. O Carnaval vai ser especial no ano que vem, eu sou trabalhador e gosto muito do clube. Queria que tivesse meus irmãos, mas Deus não quis."
Fundado em 16 de março de 1916 por um grupo de rapazes, na Praia do Pina, a Troça Carnavalesca Pão Duro Só no Carnaval de 1917, mas foi em 8 de outubro de 1993 que ela passou para a categoria de Clube Carnavalesco Misto. Com estandarte nas cores vermelha e verde e músicas próprias.

Para o prefeito Geraldo Julio, os homenageados representam a tradição e a nova geração da nossa cultura. "O Maestro Forró representando a contemporaneidade da nossa cultura e do nosso Carnaval; e o Clube Carnavalesco Pão Duro e o Maracatu Nação Porto Rico, os dois centenários, são os homenageados do nosso Carnaval do Recife. Nessa homenagem, a Prefeitura é somente o mensageiro, o caminho, porque essa é uma homenagem do povo do Recife à tradição, à força, à cultura e ao talento desses artistas",disse.

© Verdade FM
BRLOGIC